Pesquisar

sexta-feira, 22 de março de 2013

ATA OU CERTIFICADO?



Muito boa a pergunta, é incrível que mesmo as pessoas que trabalham na área se confundem ou ainda usam do termo ATA, por este motivo vamos esclarecer como devemos chamar o documento que recebemos depois de nos formarmos como vigilante ou em outro curso qualquer.

 ATA:

Registro de sessão de coletividade deliberativo - FONTE PRIBERAM

ata1
a.ta1
sf (lat acta1 Relato ou resenha por escrito de sessão ou cerimônia de alguma corporação, assembleia etc. 
2 Assentada. 
Jur Registro escrito de um processo jurídico, de um julgamento etc. FONTE MICHAELIS


No Michaelis quando se fala de relato por escrito de uma sessão podemos imaginar o livro ata de um condomínio, ata de uma reunião ou mesmo o livro ata do trabalho do vigilante que muitos chamam de livro de ocorrência, onde descrevemos nosso dia de trabalho e as ocorrências ou mudanças de normas etc...

Então como e porque chamar o que recebemos no final do curso de ata, de onde surgiu isso e porque até agora não mudamos e ainda continuam utilizar da palavra errada.

No final da década de 60 e início da de 70, dentro da ditadura militar iniciou-se um aumento de roubos a banco por quadrilhas e bandos armados, podemos ver  esse início em alguns filmes e relatos como, por exemplo, Lucio Flávio o passageiro da agonia, o que é isso companheiro e Cidade de Deus, 400 contra um.

Por esse motivo houve a necessidade de se criar segurança nas agencias bancárias, e aí, para ser vigilante o candidato tinha que se inscrever na ACADEPOL, (ACADEMIA DE POLÍCIA), onde passava por treinamento para formação de vigilante e no final do curso seu nome era escrito num  LIVRO ATA com numeração correspondente ao aluno. Essa forma perdurou até a criação da lei 7102/1983, onde foi estabelecida a criação de centros e formação de vigilantes.

Bem, muitas pessoas ficam arraigadas no passado sem abrir a mente para o presente e se preparar para o futuro, na verdade ATA virou um jargão ou substituto do nome real, de tanto ser utilizado por pessoas que trabalham na própria área de segurança não tinham e não tem conhecimento do surgimento do nome e aí repetem o que é falado e isso se estende até os dias de hoje.

CERTIFICADO:

certificado
s. m.
1. Documento, sem carácter oficial, em que se certifica alguma coisa. FONTE PRIBERAM

certificado 
adj (part de certificar) Dado por certo; asseverado. sm 1 Documento legal em que se certifica alguma coisa; atestado, certidão. 2 Título provisório. FONTE MICHAELIS

Podemos entender, esse documento que recebemos no final de cada curso que fazemos seja ela oficial ou livre nos certifica de que estamos aptos e que aprendemos e dominamos o assunto.

A partir de agora sabemos que no final do nosso curso de formação de vigilante, extensões ou mesmo as reciclagens nós não recebemos ATA NENHUMA.

 RECEBEMOS UM CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FORMAÇÃO OU RECICLAGEM QUE NOS DÁ APTIDÃO PARA TRABALHARMOS COMO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA.


Artigo de autoria do instrutor ALEXANDRE BRITTO.

5 comentários:

  1. Bom dia,meu nome é Jardel fui aluno nas últimas reciclagem nesta escola e durante uma das aulas um instrutor falou sobre o que era a ATA de Vigilante de Vigilante antes da mudança para certificado e passar para a PF. Gostaria de ter esta informação é possível?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu Nome e Marco sou Supervisor e instrutor da Oportunidade Seg. Está explicação do Instrutor Alexandre Brito foi a melhor explicação vou só acrescentar a partir de novembro de 2019 a polícia Federal acabou com o Registro na CTPS e os certificados agora não leva mais assinatura deles e está vindo um QR Code no lugar da assinatura deles. Os certificados são gerados direto pelo sistema chamado GESP (Gestão Eletrônica de Segurança Privada).

      Excluir
  2. Como posso adquirir uma ATA?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...